28 de nov. de 2011

Jardins das Folhas Sagradas



Jardim das Folhas Sagradas
de Pola Ribeiro



Um filme sobre o meio ambiente, preconceito racial e conflitos religiosos.
Um filme sobre a espiritualidade, ecologia e conflitos do cotidiano urbano. Jardim das Folhas Sagradas oferece o debate sobre bissexualidade, intolerância religiosa e preconceitos étnicos, ao mesmo tempo em que expõe a intimidade do Candomblé e discute a degradação das áreas verdes nas cidades vitimadas pela especulação imobiliária.

É o resultado de um amplo projeto de pesquisa a respeito da religião afro-brasileira, um olhar revelador da sua intimidade. Parte de um conceito analítico, até crítico sobre o Candomblé, e revela detalhes de uma crença pouco conhecida além dos círculos da sua existência. É nítida a espiritualidade dos personagens enquanto vivem dramas cotidianos. Aborda, com originalidade, assuntos expostos em O Amuleto de Ogum e Tenda dos Milagres (ambos de Nelson Pereira dos Santos) até Barravento, de Glauber Rocha.

Jardim das Folhas Sagradas traz no elenco excelentes atores baianos, desde o conhecido João Miguel (Estômago - 2007 - e Melhor Ator no Festival do Rio 2005 por Cinema, Aspirinas e Urubus - 2005), aos estreantes no cinema nacional, mas de longa carreira no teatro baiano, a exemplo de Érico Brás (atualmente no quadro fixo do programa Tapas&Beijos, da TV Globo), Harildo Deda e Antônio Godi - que encarna o protagonista da trama. Temos ainda Evelin Buccheger, Sérgio Guedes e experientes atores do Bando de Teatro Olodum. A surpresa fica por conta da participação especial da cantora Mariene de Castro, debutando enquanto atriz, e Virgínia Rodrigues, tida pelo The New York Times como “uma das mais impressionantes cantoras que surgiu no Brasil nos últimos anos”.
Além de ter um ator negro enquanto protagonista, Jardim... surpreende por abordar um negro como um profissional bem sucedido. O ator Antônio Godi vive o bancário Bonfim, casado com Ângela (Evelin Buchegger) - uma mulher branca e de crença evangélica. Bonfim conserva uma relação homossexual com Castro (João Miguel), mas depois de um acontecimento trágico, bombardeado por sonhos místicos e com a vida de cabeça pra baixo, resolve cumprir uma missão recebida no Candomblé: fundar o terreiro Ilê Axé Opô Ewê (Casa das Folhas Sagradas).

O local é afastado da cidade e apesar de estar em área bastante degradada preserva o contato entre natureza e religião. Porém, a segmentação ecológica enfrenta resistência de setores do próprio Candomblé, já que, segundo a tradição, a maioria das sessões é realizada com o sacrifício de animais - aspecto determinante para que o terreiro permaneça protegido pelos orixás - e a desobediência a isto traz consequências funestas. Mas é esta a tradição que o moderno terreiro de Bonfim pretende confrontar.
Por meio de diversos conflitos, Bonfim experimentará o sabor do amor e do desprezo, da amizade e da traição, compartilhando o aprendizado da força e sabedoria ancestrais do Candomblé para a superação dos obstáculos, numa Salvador marcada pela expansão e especulação imobiliárias.

Jardim das Folhas Sagradas é o primeiro longa-metragem da carreira de Pola Ribeiro, baiano que há muito atua com artes visuais. Segundo o diretor de cinema Bernard Attal, “A discussão social abordada no filme é comum ao negro de Nova York ao de Paris”. O filme teve première nacional no Festival do Rio 2010, com ótima recepção da classe artística e cinematográfica.

Após a exibição no Festival do Rio, diretor e equipe de Jardim das Folhas Sagradas atenderam ao convite da Fundação Palmares e o longa foi exibido na grade de atrações do seminário Qual a Parte Negra da Mídia?, em 4 de novembro de 2010, em Brasília.
Depois, em fevereiro/2011, participou da Seleção Oficial do Festival Panafricano (FESPACO), em Burkina Faso, país sediado na África e que organiza o maior festival sobre cinema negro no mundo. Em abril deste foi exibido no Festival de Filmes Brasileiros de Los Angeles (EUA), de onde saiu laureado com o Prêmio de Melhor Fotografia (do diretor Antônio Luiz Mendes).
Jardim das Folhas Sagradas conta com o patrocínio da ANCINE, Ministério da Cultura- Governo Federal, Petrobrás, Eletrobrás, BNDS, Chesf, Infraero, Banco do Nordeste e do Governo do Estado da Bahia.
Datas das Estreias, em todo o País:

Trailer, fotos em alta, ficha técnica e demais informações no site do filme: http://www.jardimdasfolhassagradas.com.br/

Visita a Casa do Mestre Omulu

Festa das Rosas

Casa do Mestre Omulu
dirigente: Pedro Miranda
26 de novembro de 2011













22 de nov. de 2011

Festa das Iabas

No próximo dia 03 de dezembro

o CEIC estará realizando a Festa das Iabas

a partir das 16h30.

Contamos com sua presença neste dia tão especial.


6 de nov. de 2011

15 de novembro

Irmãos no dia 15 de novembro acontecerá a tradicional comemoração pelo aniversário da Umbanda, na União Espiritista de Umbanda do Brasil.

Contamos com a presença de todos os irmãos para que possamos abrilhantar ainda mais esta linda homenagem a história da Umbanda através da gira de caboclo, saudando todas as entidades da mata e em especial o Caboclo das 7 encruzilhadas anunciador da doutrina Umbanda há 103 anos.

Endereço: Rua Conselheiro Agostinho, 52 Todos os Santos - Rio de Janeiro - RJ
e-mail: ueumbandadobrasil@gmail.com

acesse: ueub.blogspot.com

Sacudimento

Atenção médiuns ! ! !

Próxima sessão 19 de novembro:
Sacudimento para todos.

Lista:

1 cenoura

1 metro de morim branco

1 batata doce

1 chuchu

1 batata inglesa

1 pedaço de abóbora

1 pedaço de aipim

1 molhe de couve

1 galho de arruda

1 punhado de arroz

1 punhado de feijão

2 velas de 7 dias

1 pacote de vela

1 cachaça

Sabão da Costa

Toalha branca


Chegada: 13h,

CEIC.