11 de jul. de 2010

Nanã é a grande senhora que possui o mistério da vida.

por: Marcos Lacerda
Jornal ICAPRA - distribuição gratuita
Ano 2, número 36, 2009, pág 07.



    Acredita-se que Nanã Buruku ou simplesmente Nanã, seja a primeira yabá do panteão de orixás africanos. É a mais velha e aquela que detém o mistério da sabedoria, experiências passadas e, ainda, um vasto conhecimento do tempo. Vista como a vibração que detém o poder da vida e da morte, por isso, algumas vezes é cultuada com medo e reservas. Na verdade devemos observar apenas o respeito que devemos ter com todos os orixás e forças da natureza.
       Frequentemente é lembrada como o orixá da chuva, que molha a terra transformando-a em lama, aspecto da natureza que simboliz esse orixá. Como "Mãe-Terra Primordial" dos grãos e dos mortos, Nanã pode ser equiparada à deusa greco romana Deméter. Nanã é chamada carinhosamente de "Avó", por ser usualmente imaginada como uma anciã. Aquela que embala, mima e acarinha os que estão sob sua proteção, mas, é também a força que aponta os erros e condena os atos faltosos. O Ibiri é o elemento que caracteriza sua relação com os espíritos ancestrais. A existência do culto de Nanã é atribuída aos tempos remotos, anterioresà descoberta do ferro, por isso, em seus rituais, não costumam ser utilizados objetos cortantes de metal. É uma vibração da natureza sintetizada como uma senhora, envolta em muitos mistérios. Sem dúvida o maior, seria a dualidade entre a vida e a morte. Através de seus mistérios entram os desencarnados por ela modificados, surgindo novamente. Somente pela morte é que acontece para cada ser uma nova encarnação, e Nanã é a responsável pelo nascimento de um novo destino.

Símbolo - Ibiri, espécie de bastão de hastes de palmeira.
Plantas - oxibatá, oju-oro, viuvinha (trapoeraba roxa), samambaia, melão de São Caetano, manacá. Porém o uso de ervas e plantas mudam de acordo com o axé e casa de santo.
Dia da semana - normalmente às segundas-feiras, mas alguns optam pelo sábado.
Cores - roxo, lilás e branco.
Mineral - por ser ancestral à descoberta dos metais, é simbolizada com a terra e o barro.
Imantação (comidas) - efó, mungunzá, arroz branco, pirão com batata roxa, jaca. Usados de acordo com a preferência e conhecimento de quem os prepara.
Saudação - Saluba!


2 comentários:

  1. sonhei com NANÃ e num sonho ela saia de mim e ia pra outra pessoa o que significa

    ResponderExcluir
  2. Olá Denúbia, não tenho propriedade para dar significado com seu sonho, pois sou só uma filha de santo de minha casa, contudo, acredito que alguém aparecerá para lhe dar essa resposta, ou quem sabe, outro sonho não venha com este propósito, não é?
    Gde abço, axé.
    CEIC.

    ResponderExcluir