26 de dez. de 2010

Artigos para estudos

Irmãos e amigos,

Aqueles que se interessam em pesquisar um pouco da cultura africana e sua aplicação no Brasil, principalmente a partir dos processos de aculturação, miscigenação, sincretismo, aí está uma boa dica, APCAB.

Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira:
http://www.apcab.net/

Neste site é possível encontrar textos que falam sobre memória, resistência e preservação de uma cultura, além de atualizações e notícias de todo Brasil e do mundo, além de vários endereços de consulados e institutos de pesquisa brasileiros, portugueses, etc.

Um site muito interessante, vale a pena conferir.



"Minha pele de estrelas e luar foi

Bordada pelas mãos dos atabaques

Quando delicadeza beijou o mar.

Olho para trás e uma vez mais beijo

As mãos dos meus antepassados,

Todos abençoados pelos ritos,

Pelos mitos, pela dor que o vento

Espalhou na cor que trago em mim

Como lembrança e prazer de lembrar

Quem fui e sou.

Sento no colo de meu avô e todas as vozes

Da África gritam em minhas veias.

Abraço minha mãe e estou nos braços

das sereias.

Essa sou eu e assumo a beleza de meus

Cabelos negros e de minha pele que guarda

Todos os mistérios dos orixás.

E se sonho, estou lá, deitada no colo de minha

Mãe Yemanjá.

E se choro, choro pelo amanhã, mas bato o pé

E chamo Iansã.

E se me enfeito, sou de Oxum e sou de todos

Os lugares e de lugar nenhum.

E se canto, chamo por Nanã na cantiga de ninar

Que me faz encantada e guardiã.

Sim, sinhôzinho, essa sou, ajoelhada, marcada

Pelo passado que não passou.

Olha bem pra mim e ao redor. Somos

Muitos, somos tantos numa voz só.

Sou o povo brasileiro, sou a África e

A sua continuação nesta bandeira

Verde e amarela que trago no coração.


- Karla Bardanza -"


Nenhum comentário:

Postar um comentário