5 de out. de 2011

Diversidade Religiosa



Nos últimos 200 anos, novos movimentos religiosos floresceram. Nunca houve tanta diversidade de correntes religiosas como agora. Em países que receberam múltiplas influências culturais, como o Brasil, sincretismos e crenças originais enriquecem a experiência da humanidade. O pluralismo religioso é uma característica marcante do País. Muitos segmentos têm sua fé marcada em tradições milenares, como a consciência de Krishna, conhecida mundialmente entre outras religiões.

É sempre difícil respeitar o que não conhecemos. E, quando tratamos do complexo mundo das crenças, experimentamos dificuldades de compreensão, entendimento e respeito às religiosidades alheias. Daí a importância do diálogo, pois é ele que nos permite a troca, o conhecimento e o reconhecimento das vivências religiosas dos outros.

É muito comum conhecermos pessoas de diferentes religiões e, consequentemente, com tradições e hábitos diversificados. Respeitar essas diferenças é fundamental, principalmente porque o objetivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados à sua natureza, princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro.

Nos dias atuais, as religiões podem congregar-se pacificamente e reivindicar seus direitos, e, ao mesmo tempo, tornar pública essa diversidade desconhecida pela sociedade. Esse é um despertar de uma nova consciência tão necessária. Não podemos ficar apenas como meros espectadores diante do preconceito, do abuso, do fanatismo, das guerras em nome de religiões, exploração da fé de pessoas inocentes em nome de Deus. A Quarta Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa se faz presente para que todos tomem consciência de fatos que antes ignorávamos.

O Movimento Hare Krishna, por exemplo, não é um movimento sentimentalista, é um movimento de reforma. A menos que o governo e as massas populares tomem conhecimento da defesa da liberdade religiosa, jamais haverá bons homens ou mesmo bons religiosos.

O instrumento que os devotos de Krishna possuem e divulgam ao redor do mundo para que essa mudança se proceda é o Maha-mantra Hare Krishna, devido à sua potência espiritual. Já tivemos ordem de parar o cantar do Maha-mantra Hare Krishna nas ruas, e fomos perseguidos há muitos anos. O fato de ainda acontecerem atos preconceituosos indica que o nosso movimento é realmente autorizado. Por isso, somos conhecidos como "Hare Krishnas". Cantamos diariamente o mantra Hare Krishna, nos templos ou em nossas casas, divulgando nas ruas para que outras pessoas sejam beneficiadas e tenham sucesso em suas caminhadas.

Quando nos permitimos conhecer as vivências e práticas religiosas dos outros, não estamos abrindo mão de nossa própria convicção ou crença. Quanto mais conhecemos as religiosidades, maior discernimento e clareza terão também sobre nosso segmento.

Dialogar, conhecer, estudar ou pesquisar o universo religioso são atividades fascinantes, interessantes e servem, sobretudo, para acabar com os fundamentalismos. Os fundamentalistas são aqueles que cultivam a ideia de que sua religião é única e de que todas as demais formas têm de ser abolidas.

Em nome das religiões, não se justificam guerras e conflitos, porque todas elas deveriam ensinar o amor como valor maior da convivência humana. Em nome das religiões, cabem atitudes de respeito, consideração, diálogo e paz. As religiões são caminhos diferentes que buscam o mesmo fim. Por que, então, brigar?



Por: Raga Bhumi
Membro da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa.

Leia mais artigos em www.eutenhofe.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário